O desembargador Sebastião Ribeiro Martins está à frente da Corregedoria Geral de Justiça desde 2014. Nesse seu mandato, disse que uma das prioridades tem sido dada as tentativas de resolver os imbróglios referentes ao concurso dos cartórios e também ao combate à grilagem de terras.
Segundo ele, a Corregedoria já analisa alguns processos que já resultaram no afastamento de titulares de cartórios, envolvidos em fraudes. Pelo menos por enquanto, segundo ele, não há magistrados comprovadamente que tenham participado desse processo. Sebastião Ribeiro revelou que há alguns processos de investigação de irregularidades nas condutas dos magistrados, mas afirma que as principais denúncias são de morosidade nos julgamentos.
Foto: Jailson Soares/O Dia
“A alegação deles tem sido da falta de estrutura e de servidores”, pontua. Sobre o concurso para cartórios, o magistrado reconhece a demora no processo e a precariedade dos serviços, mas diz que acredita que após o concurso, os serviços irão melhorar.
Na entrevista exclusiva concedida ao O DIA, o corregedor revelou também que não pretende entrar na disputa pela Presidência do Poder Judiciário do Piauí no próximo ano.
Confira a entrevista na íntegra na edição deste domingo (23) do Jornal O Dia